Arquivo Fotográfico do Diário do Alentejo

terça-feira, 2 de junho de 2015

AGENDA DA CIDADE OU AGENDA DO CONCELHO? (2)

No dia 5 de julho de 2013 publiquei neste blogue um texto cujo título era exactamente igual ao que agora dá o nome a esta prosa. Quase dois anos depois, se o faço de novo é porque os motivos que me levaram a escrever esse texto se mantêm, não obstante a mudança de executivo municipal verificada em setembro de 2013.
  
Para não repetir o que escrevi há dois anos, deixo aqui o texto que, infelizmente, ainda está tão actual.
Em maio de 2015, para além das muitas iniciativas que realizam na cidade, que estão divulgadas nos mais diversos meios da autarquia - Agenda Cultural, Facebook, Newsletter, Portal - há outros eventos que, não obstante terem já a sua história e a sua importância, não mereceram uma só linha, uma só foto nesses meios. Refiro-me, em concreto, à Cultuneves (que já vai na sua 17ª edição), de 31 de maio a 9 de junho, à Semana Cultural e da Juventude de Santa Vitória (agora também de Mombeja), que se realiza há vários anos e que este ano tem lugar de 31 de maio a 10 de junho e, finalmente, à 19ª edição da Feira do Idoso, de Albernoa, de 12 a 14 de junho.
Ou seja, quem consultar estes meios de divulgação da Câmara Municipal, não conseguirá tomar conhecimento desses (e de outros) eventos que, por não se realizarem na cidade parece não terem o devido destaque. E que bem mereciam, essas iniciativas levadas a cabo pelas respectivas juntas de freguesia, em estreita parceria com as associações e outras entidades e pessoas locais.

Uma forma diferente de ver a realidade cultural, desportiva, lúdica e social de um concelho. Que nem sempre assim foi. E, porque uma imagem vale mais que mil palavras, deixo aqui apenas alguns exemplos do que já foi uma agenda cultural publicada no Município de Beja, numa altura em que os meios técnicos e humanos eram incomparavelmente inferiores aos actuais. Basta dizer que os conteúdos eram recolhidos, tratados e editados pela mesma equipa que organizava e produzia a maioria dos eventos culturais realizados pela autarquia. Apenas o grafismo e a impressão não eram feitos internamente, porque não havia as condições técnicas para tal.

                               
     
 

  



Para outra altura fica outra questão: o que deve ser uma Agenda Cultural editada por uma Câmara Municipal? O actual figurino, ou outro, que combine a informação essencial com outra, de natureza mais formativa e que incentive a população a participar nos eventos. Mas, um dia destes debruçar-me-ei sobre estes (e outros) temas de interesse e cujo debate nunca é demais.


Sem comentários:

Enviar um comentário