Havia
Havia mesmo necessidade?
Excerto da Ata da Reunião da Câmara Municipal de Beja, realizada no dia 16 de setembro de 2015. :
Havia mesmo necessidade?
Excerto da Ata da Reunião da Câmara Municipal de Beja, realizada no dia 16 de setembro de 2015. :
"A empresa Laranjo Medeiros, no decurso da reunião que teve
lugar no Gabinete do Sr. Presidente sobre as perspetivas de ordem estratégica
para a cidade de Beja, apresentou conteúdos técnicos relativamente à definição
de áreas de promoção e metodologias de abordagem inerentes ao desenvolvimento
social, cultural e económico visando:
A afirmação de Beja como cidade criativa nas áreas do
audiovisual e da multimédia e gastronomia;
O lançamento do conceito e-notoriedade e incremento dos
respetivos impactes na cidade e eventos;
A produção e implementação de uma programação
cultural associada às áreas de intervenção para promoção de Beja na perspetiva
da criatividade e inovação;
A valorização do património material e imaterial sob o slogan “ as cidades na cidade de Beja”
Em termos da projeção internacional da cidade de Beja,
sustentada pelas dinâmicas de desenvolvimento das áreas apresentadas,
destacam-se as seguintes perspetivas essenciais de natureza operacional:
Promoção da gastronomia da região com o objetivo da
inserção social, na ótica da valorização patrimonial e projeção no exterior dos
bens e produtos do território, através de escalas de promoção, nomeadamente
internacional, com o estabelecimento da ligação à América Latina (em particular
com o Perú e Brasil); reforço e valorização da dimensão tradicional, com a
compilação e divulgação das receitas caseiras da região do Baixo Alentejo, como
herança de um legado estruturado a partir da participação da terceira idade;
orientação na senda do mediterrâneo, com o envolvimento, para divulgação, de
chefes de cozinha desta região;
Audiovisuais e multimédia, com o sentido de dar expressão
às perspetivas das indústrias culturais e criativas, mas também criar dinâmicas
autónomas de projeção desta área de intervenção, nomeadamente com ênfase no
cinema mediterrâneo, com o aproveitamento do INTERREG entre Beja e outras
cidades europeias, quer ao nível do cinema, quer ao nível da música;
Na esfera patrimonial e em conjugação complementar com as
perspetivas operacionais atrás identificadas, é referenciada a valorização do
romano, do islâmico e da presença judaica no território, sob o slogan “as cidades na cidade de Beja”,
destacando-se o património de raiz material e imaterial associado às épocas
romana, islâmica, judia e cristã, explorando áreas de interesse antropológica,
histórica e cultural, em articulação com os legados deixados por estes povos,
reforçando a interculturalidade na identidade local, com potencialidade de
projeção no exterior.
A natureza da prestação de serviços insere-se em valências
técnicas indisponíveis no âmbito da estrutura funcional do Município,
respetivamente nos seguintes domínios de intervenção:
Tutoria de base ao lançamento de intervenções e de
iniciativas e apoio à animação de dinâmicas sociais e culturais com projeção na
base económica da cidade de Beja, contribuindo para o reforço do
empreendedorismo criativa;
Assessoria no desenvolvimento do sistema de base relacional
com o exterior, particularmente no reconhecimento e afirmação de Beja como
centro de inovação e criatividade no domínio cultural;
Consultoria na promoção da fixação de empresas e atividades
ligadas a Audiovisuais e Multimédia, bem como outras expressões culturais em
Beja, com possível apoio no âmbito da incubação de empresas inovadoras;
Promoção de eventos, nacionais e internacionais, com
enfoque nos audiovisuais e multimédia e nos
gastronómicos;
Em termos de período para a prestação de serviços, propõe-se
um ano a partir do momento da celebração do contrato de prestação de serviços.
Para a realização da proposta devem promover-se as
seguintes atividades:
Identificação dos ativos gastronómicos que sustentam a pretensão de Beja em se tornar Cidade
Criativa;
Criação de um contexto propício para o início do processo
de incubação de empresas inovadoras na área dos audiovisuais e multimédia, que
potenciem o conhecimento especializado e a criatividade do cluster das Indústrias Culturais e Criativas;
Elaboração de um Calendário Cultural e de Eventos que vise
agregar novos conteúdos com a atual oferta, independentemente da natureza da
entidade promotora ser pública ou privada;
Criação de uma forte identidade através da multimédia e
audiovisuais, capaz de divulgar, sensibilizar e comunicar eficazmente a Cidade
de Beja, enquanto cidade criativa com uma clara aposta na Música e na
Literatura popular e oral;
Preparação para divulgação no exterior e estruturação de
atividades em Beja relacionadas com o património material e imaterial da época
islâmica e da presença judaica na cidade.
A metodologia a adotar deve privilegiar a transferência de Know How da equipa técnica do prestador de
serviços para os técnicos do Município e para outros parceiros envolvidos no
processo de implementação das intervenções previstas concretizar. Neste
sentido, é importante a afetação na coordenação dos trabalhos técnicos e metodológicos
do Sr. Prof. Carlos Medeiros, de forma a mais facilmente se obter um
enquadramento de projeto favorável à transferência de metodologias e
conhecimentos, bem como tornar mais acessível e concretizável o estabelecimento
das parcerias internacionais necessárias para se alcançar os objetivos
identificados.
Assim, propõe-se a abertura de procedimento por Ajuste
Direto à empresa Laranjo Medeiros, Unipessoal, Lda., ao abrigo da alínea e) do
nº.1 do artº.24 do Dec. Lei nº.18/2008 de 29 de Janeiro.
Propõe-se ainda a aprovação da cabimentação do
correspondente encargo: 17.500 € (dezassete mil e quinhentos euros).
As despesas de deslocações e estadias no estrangeiro
indispensáveis para a elaboração do projeto são consideradas à parte.
Os serviços de apoio à participação em projetos
internacionais, nomeadamente INTERREG, SUDOE e MED que forem elaborados e
submetidos no contexto deste projeto serão orçamentados autonomamente."
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