Arquivo Fotográfico do Diário do Alentejo

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Uma (primeira) oportunidade perdida.


Realiza-se no próximo dia 16 de Outubro o último voo Beja-Heathrow, inserido no programa que, desde 22 de Maio, trouxe à nossa região algumas centenas de turistas britânicos (não, obviamente, a quantidade que todos desejaríamos, mas a que, para primeira experiência, foi possível).
Um estudo promovido numa parceria entre a ANA e o IPB revelou que, até ao dia 31 de Julho tinham desembarcado em Beja 199 passageiros e que, até ao final deste programa, estavam previstos mais 158, o que totalizaria 357. Relativamente aos destinos escolhidos por esses turistas, esse estudo referia “… a estância balnear de Tróia e as localidades de Évora, Monsaraz, Serpa e Mértola, além da Barragem de Alqueva.” (Correio Alentejo, 12 Agosto).
Se a presença de Serpa e Mértola não deixou de ser uma (boa) surpresa, já os outros locais citados, bem como a ausência de Beja, não constituiram nenhuma novidade.
De facto, desde o início que Beja foi completamente ignorada em todo este processo, apenas sendo mencionado o seu aeroporto, tipo subúrbio de qualquer cidade europeia (Barajas, Fiumicino, Heathrow,etc). E não foram poucos os meios de divulgação : o site da operadora Sunvil, as notas de imprensa de uma agência de relações e marketing ( www.travelpr.co.uk ), os artigos publicados em alguns dos principais jornais britânicos e, finalmente, um site específico de promoção ( www.realalentejo.co.uk ).
Todos estes meios, provavelmente inseridos numa campanha promocional dos 22 voos que se iriam realizar, tinham como denominador comum o destaque de cinco destinos : Évora, Tróia, Monsaraz, Vila Nova de Milfontes e Alqueva. Em alguns artigos, apareciam outras localidades, como Vila Viçosa, Arraiolos ou Zambujeira. Finalmente, só no final de Agosto, lá surgiu uma referência a Beja, numa revista de culinária ( www.theculinaryguide.co.uk ).
A discriminação de Beja é tanto mais estranha ( e revoltante ), se pensarmos que esta campanha promocional poderá ter tido o apoio financeiro de organismos públicos, que deveriam ter actuado para a evitar. Desconheço se isso aconteceu, mas não seria de admirar se esta nova rota recebesse o apoio do programa Iniciativa.pt, financiado pelo Turismo de Portugal e pela ANA em 40% cada, e pelas Agências Regionais de Promoção Turística em 20%. Entre 2007 e 2011 esse programa investiu mais de 9 milhões de euros, em 39 ligações aéreas, a maioria low cost ( público.pt, 25Agosto).
O site realalentejo é muito mais explícito quanto à possibilidade desse financiamento público, já que lá estão os logótipos do Turismo de Portugal, da Turismo do Alentejo e até do INALENTEJO ( o que pressupõe um cofinanciamento comunitário).
Para além deste “esquecimento”, não deixa de ser ridículo o conteúdo de alguns dos artigos de jornal, parecendo até que alguns dos jornalistas que os assinam nem sequer se deslocaram ao Alentejo, limitando-se a repetir as press release. Para não falar, é claro, das expressões reveladoras de um certo paternalismo ( ou algo mais ).
Alguns exemplos, extraídos das edições online : Adrian Mourby, no The Independent (19 Junho), refere-se a Évora como uma cidade “fundada há mais de 2000 anos pelos Lusitanos”, situada  “numa colina sobre o rio Tejo”; Jill Main, no Daily Mirror (7Agosto) , visitou nessa cidade “uma grande sala decorada com os ossos de 5000 macacos”. Neste mesmo artigo lê-se também : “imagine um Portugal 40 anos atrás –  Bem-vindo ao Alentejo”. Gavin Mc Owan, no Guardian não o faz por menos e refere-se à “mais pobre região no mais pobre País da Europa Ocidental” e, para concluir, Sarah Shuckburgh, no Sunday Telegraph (31Janeiro) confessa que “pode ser a mais pobre e menos povoada região, mas a cozinha é maravilhosa”.
Curiosas, também, são as “rotas” de alguns desses jornalistas. Por exemplo, um deles vai de Milfontes a Évora, passando por “dúzias de pitorescas cidades medievais” (Guardian), enquanto que outro vem de Vila Viçosa, passa por Évora e “aterra” na Costa Vicentina, cujo nome é “devido a São Vicente, padroeiro de Lisboa” (Sunday Telegraph de 8Agosto). Apetece mesmo perguntar : ninguém lhes disse que uma dessas “pitorescas cidades” é Beja?
Sim, porque até não teria sido difícil, se a Turismo do Alentejo e o Município de Beja tivessem pensado em algo de muito simples, que poderia passar pelas primeiras quatro horas da permanência desses mais de trezentos turistas na nossa região : transporte gratuito do aeroporto para a cidade, uma visita guiada e um almoço num restaurante local (incluído, claro, no pacote adquirido).
Talvez assim tivessem conhecido a bela e imponente Torre de Menagem, que terão  apenas descortinado ao longe, o convento onde viveu a freira escritora de cartas de amor ou a magnífica loggia da Praça da República, que alguns até iriam comparar com a que viram em Florença.
Talvez assim contassem aos seus amigos que visitaram uma cidade com mais de dois mil anos de história e um rico património, não ficando o nome de Beja apenas associado a um aeroporto destinado a servir Évora, como Heathrow serve Londres.
E não se teria, deste modo, perdido a primeira oportunidade de aproveitar o aeroporto como instrumento estratégico para a promoção turística da cidade e da região.
30 Setembro







1 comentário:

  1. A autarquia bejense é zero! Só tá interessada no vinho e azeite dos amigos!

    ResponderEliminar