Arquivo Fotográfico do Diário do Alentejo

sexta-feira, 22 de abril de 2011

A Ponte sobre o Tejo - artigo de José Moedas (1961) (cont.)

Alentejo Ilustrado -  revista mensal a sair nos dias 30
Directora e editora - Amélia d'Aires Lança Pereira ; Chefe de redacção - M. de Melo Garrido ; Redactor-secretário - José A. Moedas.
Propriedade da directora e do chefe da redacção.

A Ponte sobre o Tejo (baptizada inicialmente como Ponte Salazar e actualmente designada como Ponte 25 de Abril) foi inaugurada em Agosto de 1966. A ligação ferroviária entre as duas margens apenas viu a luz do dia em Janeiro de 2003 (a muito longo prazo da inauguração, como José Moedas referia no artigo).
Mas, como diz o povo, mais vale tarde do que nunca e, desde essa altura, passámos a ter ligações directas a Lisboa, por comboio, evitando o incómodo do transbordo no Barreiro.
Parece que, cinquenta anos depois de José Moedas ter, de forma tão lúcida, saudado os benefícios desta ligação, pela importância económico-social que esta obra tinha para o Sul do País (Alentejo e Algarve), alguns senhores (diga-se administradores da CP, da REFER, membros do governo - e outros mais), não se importando com quem aqui vive, querem deitar para o lixo essa "conquista" e obrigar-nos, de novo, a transbordos e a viagens em automotoras desconfortáveis.
Pelo andar da carruagem, não nos admirávamos nada que, com todo este "carinho" por nós, a curto ou médio prazo esses mesmos senhores encerrassem a linha, sob pretexto de uma falta de viabilidade económico-financeira, provocada, em última análise, pela má gestão dessas empresas e pelo mau governo do País.
É contra isso que não iremos baixar os braços e continuar a lutar por aquilo a que temos direito e que merecemos

Sem comentários:

Enviar um comentário