Arquivo Fotográfico do Diário do Alentejo

terça-feira, 7 de abril de 2015

Museu regional : dialogar é preciso.

Afinal, o problema até podia já estar resolvido, pois... "Devia ter havido uma negociação e não houve. Devia ter havido uma conversa no sentido de não radicalizar posições, no sentido de haver uma sensibilização para a questão dos funcionários e também para a estratégia do museu, para que ficasse adequadamente a servir a cidade e a região."
Li há pouco estas palavras do Presidente da Câmara de Mértola, em entrevista publicada na última edição do Diário do Alentejo . Ou seja, em poucas linhas, está explicada a razão do fracasso, do impasse e da incerteza que pairam sobre o museu e os seus trabalhadores: a incapacidade de dialogar, de procurar consensos, de encontrar soluções. E não vale a pena atirar pedras pois, como já afirmei em vários locais e em várias ocasiões, nesta lamentável novela, não há "bons e maus", nem "santos e pecadores", mas apenas políticos locais e regionais que, não dialogando e não consensualizando opiniões, em vez de encontrar a solução, mais não fazem que eternizar o problema.
Afinal, fazer política não é apenas reparar uns quilómetros de estradas, fazer umas festas e feiras, construir umas estátuas ou umas rotundas, é também resolver problemas, por mais complexos que sejam e por algumas cedências que tenham de ser feitas.

Ecce Homo, pintura portuguesa, séc. XV
Núcleo de Pintura do Museu Regional de Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário